GAESE

Voluntários do GAESE - 05/06/2014
O Grupo de Assistência Espiritual Espírita (GAESE) com base no que se encontra preconizado no Evangelho de Jesus, quando estabeleceu como o maior de todos os mandamentos aquele que diz: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Toda a Lei e os Profetas nele estão contidos” (S. MATEUS, cap. XXII, vv. 34 a 40), e ao disposto na Lei 9.982 de 14 de julho de 2000, que dispõe sobre a prestação de assistência religiosa nas entidades hospitalares públicas e privadas, bem como nos estabelecimentos prisionais civis e militares, vêm desde 2007, através de Projeto aprovado pela diretoria da Associação dos Amigos do Hospital Universitário (AAHU) e diretoria do Hospital Universitário (HU), realizando atividades de assistência espiritual espírita aos pacientes em consulta e aos hospitalizados e seus acompanhantes, à equipe de enfermagem e demais funcionários do hospital.

O Grupo de Assistência Espiritual Espírita (GAESE) é constituído por voluntários, obedecendo-se às seguintes condições:
  • Ser espírita;
  • Ser trabalhador ou frequentador de Casa Espírita e possuir conhecimento doutrinário espírita;
  • Realizar as seguintes capacitações necessárias, dentro dos calendários da AAHU e do GAESE:
    • Curso de capacitação do voluntário do Hospital Universitário (HU) e ou da Associação dos Amigos do Hospital Universitário (AAHU);
    • Curso de capacitação do voluntário do GAESE.
Além disto, o voluntário interessado em participar dos trabalhos do GAESE deve submeter-se ao calendário de atividades e à escala programada para os serviços, conforme estabelecido pela coordenação do GAESE e diretoria da AAHU.
Os membros do GAESE obedecem à metodologia de trabalho utilizada na prestação dos serviços assistenciais, dentro da seguinte programação, aprovada pelo Conselho e executada por sua Coordenação:
  • Os trabalhos do GAESE são realizados às quintas-feiras, no horário das 13h30 às 16h.
  • Os voluntários inicialmente se dirigem ao setor administrativo da AAHU, para assinar a lista de presença e pegar o crachá de acesso espaços restritos do hospital. Além disso, deixará todos os seus pertences pessoais no armário reservado aos voluntários e só será autorizada a entrada do voluntário no hospital se ele estiver com o jaleco padrão da AAHU e crachá;
  • Após, os voluntários reúnem na Capela Ecumênica do Hospital Universitário para a prece de abertura, informes e divisão das duplas de visitação;
  • A visitação aos doentes no leito é realizada no horário das 14h às 15h;
  • A exposição Doutrinária e os Passes se realizam das 15h às 15h30, na Capela Ecumênica;
  • Findos os trabalhos de visitação, o Grupo reunir-se-á novamente para avaliação e encerramento;
  • O passe será aplicado em silêncio, somente com imposição de mãos sobre a cabeça do receptor, não sendo permitido outro movimento. Será ministrado no leito somente em caso de solicitação do paciente. A chefia de enfermagem será informada e o trabalho deverá ser realizado fora do horário de visita médica e dos procedimentos de enfermagem.
Além deste trabalho de assistência espiritual, o grupo realiza atividade de mediação junto ao serviço social do hospital, bazar e brechó da AAHU, buscando levar ao paciente, roupas, calçados, materiais de higiene e outros, quando verificados que o enfermo está necessitado dos mesmos.

Formação: 05/06/2014
Outro serviço de mediação prestado ao paciente é o de levar demandas aos setores administrativos e operacionais do hospital para a melhoria dos serviços prestados, tais como: queixas quanto ao atraso na realização de exames e procedimentos médicos; solicitação de conserto de televisores, camas, instalação de biombos, cortinas, etc.
Todas estas ações visam amenizar o sofrimento dos irmãos enfermos e prestar-lhes o concurso fraterno, auxiliando-os a manterem-se confiantes no amparo da misericórdia Divina, a ter fé nos homens, e em si mesmos, concorrendo para uma melhoria de saúde mais rápida e duradoura.

Os trabalhos estabelecidos para o Grupo de Assistência Espíritual Espírita (GAESE) estão subordinados às normas da AAHU, e visam propiciar o exercício da livre opção de crença espiritual, sendo realizado como auxílio às atividades médicas, e, certos de que a assistência espíritual é elemento fundamental para a recuperação física e mental dos doentes e sofredores.


Aqui você acessa a ESCALA DE VISITAS e de PALESTRAS do GAESE



Formação da AAHU para voluntários do GAESE

Exposição Doutrinária na capela ecumênica

Exposição Doutrinária na capela ecumênica do HU

Formação da AAHU para voluntários do GAESE

Aplicação de passes na capela ecumênica do HU

Café
Café após o trabalho




Nenhum comentário: