Doutrina Espírita na UFSC

O projeto foi proposto à UFSC em novembro de 2018, em nome da 1ª URE (União Regional Espírita), representando a Federação Espírita Catarinense (FEC), em resposta ao edital de ocupação do Centro Ecumênico da UFSC, publicado pelo Departamento de Eventos da UFSC em novembro de 2018 com o objetivo de difundir e estudar a doutrina espírita, bem como oferecer atendimento à comunidade da UFSC, através de escuta fraterna. De acordo com a proposta apresentada, o trabalho seria implantado, organizado e supervisionado por trabalhadores espíritas, voluntários, ligados à diferentes casas espíritas, sob a supervisão dos representantes da 1ª URE, durante toda a sua vigência, levando em conta as boas práticas de estudo sistematizado da doutrina espírita e atendimento fraterno, recomendadas pela Federação Espírita Brasileira (FEB). A participação da UFSC se deu através da cedência do espaço ecumênico e da participação, como voluntários, de servidores e estudantes espíritas, em horários que não comprometam as atividades regulares dos mesmos, mediante a coordenação do proponente, bem como através da utilização de espaços e meios disponíveis para divulgação do projeto junto à comunidade da universidade. A abrangência do projeto incluiu toda a comunidade da universidade: estudantes, professores e técnicos administrativos, bem como a comunidade de cidadãos do entorno do campus.

Descrição do Projeto

A Doutrina Espírita, trazendo em seu bojo os fundamentos da certeza da continuidade da vida após a existência física, e o entendimento da inter-relação entre as diferentes dimensões de vida, a corpórea e a espiritual, destaca a importância de valorizar e respeitar a vida física, evitando-se tudo que possa comprometê-la ou abrevia-la. Amplia-se, desta forma, a compreensão da assertiva do mestre Jesus: " [...] Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João, 10:10).

Com base nesses fundamentos, a proposta buscou contemplar um elenco de atividades que levassem o consolo, a orientação e a valorização da vida na perspectiva da Doutrina Espírita, abordando temas tais como a prevenção ao uso de drogas, ao suicídio, ao aborto, à eutanásia ao tratamento de apoio contra a depressão, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, entre outros. Foram abordados temas também sobre a promoção da paz e de comunicação não violenta e reforma íntima, através do aprofundamento do conhecimento da Doutrina Espírita, visando a integração do ser com ele mesmo, com o próximo e com Deus.

O projeto foi realizado no Centro Ecumênico da UFSC, através de atividades regulares, durante o período proposto, envolvendo palestras, estudos, e momentos de preces e irradiações, bem como atendimento fraterno por meio da escuta qualificada. As atividades foram realizadas por pessoas capacitadas, que já atuam nas instituições espíritas filiadas à Federação Espírita Catarinense O Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro mantém um firme propósito de utilizar o referencial doutrinário das obras da Codificação Espírita e as orientações de Espíritos Superiores que guardam fidelidade com a Doutrina Espírita, uma vez que o processo de unificação do Movimento Espírita tem por finalidade promover e realizar o estudo, a difusão e a prática do Espiritismo, colocando-o ao alcance e a serviço de todos os seres humanos, de modo a cumprir sua missão, que é "instruir e esclarecer os homens, abrindo uma nova era para a regeneração da humanidade".

De acordo com Plano de Trabalho para o Movimento Espírita Brasileiro 2018-2022, na sua Diretriz 9, que prevê a participação do espírita na sociedade, estabelece os objetivos que orientam esta proposta. Todas as atividades foram realizadas em parceria entre membros da comunidade universitária e trabalhadores do Movimento Espírita. A prática das atividades realizadas, buscou contribuir com o desenvolvimento integral dos seres humanos, harmonizando a busca pelo auto conhecimento e a evolução, além do desenvolvimento de valores éticos e morais, contribuindo para uma sociedade mais fraterna e justa.


Escala de palestras 1º Semestre 2020
























As palestras recebem apoio de voluntárias para a tradução simultânea em Libras.





Siga-nos também: 





Download

Projeto 2020
Avaliação 2019